Popularmente conhecido como “cheirinho” ou gás do riso, a sedação com óxido nitroso é uma técnica segura de sedação, na qual o paciente mantém-se consciente e responsivo. Por isso, a técnica é chamada de sedação consciente. Apesar de ter sido legalizada no país no início dos anos 2000, muitas pessoas ainda desconhecem a técnica.
O objetivo da sedação com óxido nitroso é o relaxamento e a diminuição do medo e ansiedade, promovendo conforto ao paciente, que fica acordado e tranquilo durante todo o procedimento. Além disso, confere segurança e confiança ao profissional para realizar um trabalho melhor ao atender um paciente tranquilo.
Existem diferentes tipos de sedação:
Sedação endovenosa/anestesia geral: a medicação é aplicada na veia do paciente, podendo incluir anti-inflamatórios para promover um efeito mais rápido.
Sedação por via oral: medicamentos como benzodiazepínicos são comumente utilizados. Esse tipo de sedação tem um efeito mais demorado, pois depende da absorção gástrica do sedativo.
Sedação via inalatória: realizada por meio de gases sedativos com o uso de uma máscara de gás. O óxido nitroso é o tipo mais comum de sedação inalatória.
A sedação com óxido nitroso pode ser realizada em qualquer procedimento odontológico e não há limite de idade para sua utilização. Pacientes com traumas, fobias e crianças não colaborativas são os principais candidatos à sedação, mas as necessidades de cada paciente devem ser consideradas.
Antes da sedação, é feita uma avaliação do paciente, desde o histórico até exames complementares, considerando alergias, medicamentos em uso, doenças concomitantes e histórico de anestesias anteriores. Para pacientes odontofóbicos, pode-se considerar uma primeira consulta prévia sem intervenção, apenas para familiarização com o profissional e o procedimento.
O procedimento de sedação é simples: o paciente recebe instruções como utilizar roupas largas, esvaziar a bexiga e remover próteses removíveis. Após acomodar o paciente confortavelmente, uma máscara nasal é colocada para administrar o gás (mistura de óxido nitroso e oxigênio). Os efeitos da sedação são rápidos, e o retorno ao estado normal ocorre entre 2 a 5 minutos após cessar a sedação.
Alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, pacientes extremamente fóbicos, primeiro trimestre de gravidez, claustrofóbicos, respiradores bucais, ou doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
Contraindicações temporárias incluem vias aéreas obstruídas por doenças como pneumonias, rinites alérgicas, sinusites, gripes, resfriados, entre outros, já que as vias aéreas precisam estar desobstruídas para a sedação ser eficaz.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Segunda a Sexta - 08h às 18h
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
“Este site segue os princípios do CRO e do código de conduta Web de odontologia e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião do dentista em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu dentista ou profissional de saúde. O objetivo do ato clinico, como em toda a prática odontologica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por dentistas da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”. Dr. Elcio Rosa de Oliveira / Diretor Técnico Responsavel – CRO-CD: 127794 / CRO-CLI: 024916