Rugas Dinâmicas

Afinal, o que são rugas dinâmicas?

Ao longo do processo de envelhecimento e da exposição inadequada a luz solar, a pele vai perdendo a elasticidade, diminuindo a absorção de colágeno e ganhando vincos em algumas regiões.

Esses vincos normalmente se formam na~s regiões do rosto que movimentamos quando fazemos expressões de alegria, tristeza, espanto e outras específicas de cada pessoa. Assim, quando estamos sorrindo, os feixes musculares da bochecha são recrutados, e quando fazemos a expressão de surpresa diversas linhas na testa, elas são percebidas.

Essas são as rugas dinâmicas, porém quando o processo já está mais adiantado, as linhas de expressão se fixam, tornando estáticas. Nesses casos, percebemos os vincos no rosto mesmo quando as pessoas não estão demonstrando nenhuma expressão.

Como se livrar das rugas dinâmicas?

O processo de perda da elasticidade é contínuo e começa já na fase adulta, porém é pouco perceptível porque os músculos da face retornam com facilidade ao seu estado normal. Com o avançar da idade, as rugas dinâmicas tornam-se mais nítidas.

Contudo, além de beber água constantemente, usar protetor solar e cremes conforme o tipo de pele, existem outros procedimentos que podem ajudar a amenizar a aparência das linhas dinâmicas na pele.

Qual é a diferença entre as rugas dinâmicas e estáticas?

Você já percebeu que algumas rugas só aparecem quando realizamos algum movimento com a face? Por exemplo, quando você sorri, aparecem diversas linhas em volta dos olhos, principalmente do canto do olho na direção das têmporas. Além disso, quando você faz uma cara de surpresa e arqueia as sobrancelhas para cima, aparecem algumas rugas na testa, não é mesmo?

Essas rugas que só aparecem quando fazemos algum movimento são, na verdade, linhas de expressão. Nós as chamamos de rugas dinâmicas. E como você pode perceber, elas desaparecem assim que sua expressão se torna neutra e os músculos voltam à sua posição normal. Agora olhe-se no espelho. Não sorria, não faça cara de bravo ou triste. Mantenha apenas uma expressão serena, neutra. Percebeu que, mesmo sem fazer nenhuma expressão facial, seu rosto apresenta algumas rugas?

Lamentamos informar, mas essas são as rugas estáticas. Elas são permanentes e se tornam cada vez mais profundas ao longo do tempo. Assim, no caso das rugas estáticas, a pele se torna definitivamente marcada devido à repetição das rugas dinâmicas e à degradação da pele. Entender a diferença entre rugas dinâmicas e estáticas é fundamental, pois esta definição orienta os métodos de tratamento mais eficazes em cada caso.

Como tratar as rugas dinâmicas?

A toxina botulínica paralisa total ou parcialmente os músculos onde ela é aplicada. Desta forma, eles não se contraem e deixam de formar os vincos. Existem alguns pontos muito importantes em relação ao uso do botox e que mostram a importância de buscar um profissional qualificado para a aplicação.

Em primeiro lugar, a aplicação de botox não deve deixar seu rosto paralisado, com a expressão facial congelada. Isso tornaria sua aparência e comunicação artificiais. O profissional precisa também entender muito bem como cada músculo contribui para a formação de expressões faciais para não deformar o rosto do paciente.

A aplicação equivocada de botox na testa, por exemplo, faz com que o canto da sobrancelha fique arqueado demais, gerando o que chamamos de “olhar malévolo ou demoníaco”. Portanto, é preciso tomar cuidado.

Quais os benefícios da toxina botulínica no tratamento de rugas dinâmicas?

A aplicação de toxina botulínica, conhecido popularmente como Botox, é um tratamento voltado para a prevenção das rugas dinâmicas e, consequentemente, das rugas estáticas. A substância funciona como um neutralizador neuromuscular. Dessa forma, os sinais enviados do cérebro para contração não são recebidos pelo músculo, fazendo com que o movimento não ocorra. Portanto, a toxina botulínica, quando aplicada em pequenas quantidades em pontos específicos, ajuda a promover uma paralisia controlada dos músculos.

É essencial que a aplicação da substância seja realizada por um cirurgião plástico de confiança e após profunda análise da face. A identificação dos pontos corretos de aplicação é fundamental para obter resultados satisfatórios com a técnica. Por exemplo, para minimizar as linhas de expressão decorrentes do sorriso a aplicação deve ser feita na região dos olhos, onde ficam os pés-de-galinha, e não próximo aos lábios. O Botox ajuda tanto a prevenir as rugas como amenizar as existentes, mas não surte efeito com as rugas estáticas, pois nesse caso a pele enrugada não depende da movimentação do músculo.

Devido aos efeitos preventivos da toxina botulínica ela pode começar a ser aplicada por volta dos 30 anos. Os resultados, no entanto, são temporários, pois a substância é absorvida pelo organismo entre 4 e 6 meses.
Muitas pessoas tem receio de ficar com uma face artificial com a aplicação. Essa ocorrência é evitada quando se procura um profissional de confiança para realização da técnica. Agora que você já sabe o que são as rugas dinâmicas e como evitá-las, agende uma consulta para avaliar se o tratamento é o mais recomendado para o seu caso!

Acompanhe-nos Instagram

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
“Este site segue os princípios do CRO e do código de conduta Web de odontologia e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião do dentista em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu dentista ou profissional de saúde. O objetivo do ato clinico, como em toda a prática odontologica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por dentistas da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”.
 

LOCALIZAÇÃO

2021 Instituto ERO @ Todos os direitos reservados