O que são rugas estáticas?
As rugas estáticas começam a aparecer ao longo do tempo, quando a estrutura da pele apresenta um declínio da produção de substâncias essenciais para a estrutura da derme. Esses sinais de envelhecimento podem assumir diversas formas, podendo ser profundas e permanentes, marcando a face de maneira definitiva.
Em geral, as rugas estáticas podem surgir a partir dos 20 anos, quando o organismo começa a ter redução da produção de colágeno e elastina. Além disso, outros fatores podem acelerar o aparecimento das rugas, como a perda de ácido hialurônico e diminuição da capacidade regenerativa do tecido epitelial, responsável por afinar naturalmente a pele.
Inclusive, alguns agentes externos também contribuem para o envelhecimento precoce, como exposição solar intensa, tabagismo, alimentação desequilibrada, hidratação insuficiente, estresse, privação do sono, entre outros. Ou seja, o surgimento das marcas está diretamente relacionado com os hábitos e o estilo de vida da pessoa.
Ao contrário das rugas dinâmicas, que são linhas de expressão que surgem apenas com o movimento da face, as rugas estáticas são permanentes e intensificadas ao longo do tempo. Felizmente, já existem tratamentos e produtos específicos que auxiliam no combate ao envelhecimento da pele, mantendo a aparência mais jovial e sem marcas.