Harmonização Orofacial: a Odontologia além do sorriso.

Rugas de Expressão Dinâmicas

Com o avanço dos estudos em busca do bem-estar físico e emocional do paciente também foi estudado o uso terapêutico dos tratamentos, a fim de reduzir impactos do avanço da idade, problemas funcionais e hábitos deletérios.
A harmonização orofacial tem como objetivo a saúde, função, beleza, harmonia e rejuvenescimento.

O crescente número de cirurgiões dentistas procurando e se especializando nesse ramo que, por sinal é novo na Odontologia, se dá por causa do conhecimento amplo que o cirurgião tem sobre a anatomia facial, e a opção por técnicas pouco invasivas, deixando de ser algo exclusivo da Medicina.

Segundo a Resolução 198/2019 do CFO (Conselho Federal de Odontologia): Art. 1º. Reconhecer a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Art. 2º. Definir a Harmonização Orofacial como sendo um conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação, responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.

O uso de preenchedores faciais é um novo avanço para o cirurgião-dentista. São utilizados para tratamento de rítides, correção de cicatrizes atróficas e pequenos defeitos cutâneos, além da melhora do contorno facial. As substâncias mais usadas são a toxina botulínica e o ácido hialurônico.

Toxina botulínica

Na  Odontologia  a  toxina  botulínica  (TxBo)  ou  também  conhecida  por  neurotoxina botulínica.  Produzida  pela  bactéria Clostridium  botulinum é  conhecida  mundialmente  por “Botox” (Allergan, Inc, USA).

Em 2011 com a publicação da Resolução CFO-146 15, a toxina botulínica passa a ser usada por profissionais da área de Odontologia na qual em seu Art 2° afirma “O uso da toxina botulínica   será   permitido   para   procedimentos   odontológicos   e   vedado   para   fins   não odontológicos”.  É  indicada  no  equilíbrio  morfofuncional  do  sistema  estomatognático  e  no controle de dores.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma macromolécula que pertence à classe dos c não-sulfatado,  portanto,  não  faz  ligação  covalente  com  a  proteína;  é  formado  pelo  ácido glucurônico e N-acetilglicosamina. Indicado para correções de rítides,  sulcos,  cicatrizes de  acne,  preenchimento  labial,  volumização  facial  (de  caráter estético  e  pós-trauma)  entre  outros.  O  ácido  hialurônico  de  baixa  viscosidade  é  usado  para preenchimentos   mais   superficiais,   e   o   de   alta   viscosidade   para   preenchimentos   mais profundos. 

Há  presença  do  ácido  hialurônico  no  corpo. Sua  concentração  na  pele  tende  a  diminuir  com  a  idade,  o  que  resulta  em  diminuição  da hidratação local e torna a derme menos volumosa com tendência a formar rítides.

A procura pela harmonização orofacial tem aumentado com o passar do tempo, onde a estética é uma preocupação presente na vida do ser humano e a Odontologia tem evoluído nos tratamentos  ligados  a  esta  área. 

Fonte: Cathedral.ojs.galoa.com.br

Share:

Lente de Contato e facetas Home
Blog
admin

Lente de Contato Dental e Faceta de Porcelana. Você sabe a diferença?

Dentes brancos, lindos e alinhados. Quem não quer? A procura pela odontologia estética nas clinicas odontológicas hoje em dia está em alta, e por isso as lentes de contato dental e as facetas de porcelana são os procedimentos mais procurados! Estamos falando de “películas” de cerâmicas que são aplicadas sobre os dentes devolvendo assim a função, a estética e a autoestima! Mas se os dois procedimentos tem o mesmo resultado, qual a real diferença entre a lente e a faceta?

Saiba Mais »
Rugas de Expressão Dinâmicas
Blog
admin

Harmonização Orofacial: a Odontologia além do sorriso

Com o avanço dos estudos em busca do bem-estar físico e emocional do paciente também foi estudado o uso terapêutico dos tratamentos, a fim de reduzir impactos do avanço da idade, problemas funcionais e hábitos deletérios.
A harmonização orofacial tem como objetivo a saúde, função, beleza, harmonia e rejuvenescimento…

Saiba Mais »
reabilitação oral
Blog
admin

Reabilitação Oral: Saiba o que é e os seus benefícios para a saúde bucal.

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o sorriso e sofrem com os efeitos danosos da aparência desdentada, afetando a autoestima e a confiança. Entretanto, a odontologia já desenvolveu técnicas para trazer de volta a sua segurança tanto ao sorrir, quanto ao falar e mastigar.

Elaboramos este artigo a fim de explicar o que é, para quem é indicada, quais os objetivos e como a reabilitação oral é feita. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Saiba Mais »

LOCALIZAÇÃO

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

“Este site segue os princípios do CRO e do código de conduta Web de odontologia e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião do dentista em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu dentista ou profissional de saúde. O objetivo do ato clinico, como em toda a prática odontologica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por dentistas da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”. Dr. Elcio Rosa de Oliveira / Diretor Técnico Responsavel – CRO-CD: 127794

2021 Instituto ERO @ Todos os direitos reservados