As queridinhas e famosas Lentes de Contato Dental ou Facetas podem ser de Porcelana ou Resina e são indicadas para reparar danos em dentes manchados, formato inadequado, cor e/ou tamanho indesejado. A técnica também é utilizada, muitas vezes, para corrigir a posição dos dentes. Ou seja, as Lentes/Facetas são indicadas para quase todas necessidades de alteração e reconstrução da estética do sorriso.
As Lentes/Facetas de porcelana podem ser apenas para reparar um único dente ou até mesmo todos os dentes.
Porém, deve-se observar os dentes inferiores; se as lentes superiores ficarem mais claras que os inferiores, é recomendada a realização do procedimento também nos dentes inferiores e/ou clareamento para adequação de cor e estética.
Além da era da exposição nas redes sociais e preocupações estéticas, o sorriso é comprovadamente uma das maneiras mais eficientes de nos comunicarmos. Uma pesquisa realizada pelo IBGE revelou que 93% da nossa comunicação é não-verbal. Ou seja, um sorriso confiante ajuda a melhorar relacionamentos, sejam amorosos ou de amizade, e também situações do ambiente profissional, sem contar com o fato de que sorrir movimenta cerca de 17 músculos, relaxando as tensões do nosso corpo. Todos podemos concordar sobre os benefícios de um sorriso confiante!
São muitos os fatores a serem considerados, mas um tratamento de harmonização estética quase sempre passa pela necessidade da realização da cirurgia de aumento de coroa clínica, uma vez que o contorno, posicionamento e formato da gengiva são determinantes para harmonizar o sorriso.
Então, como fazer para agradar o paciente sem se arriscar com técnicas que muito prometem mas são inviáveis do ponto de vista clínico e econômico?
Isso pode variar de acordo com a disponibilidade e as condições bucais de cada paciente, podendo variar de 3 a 8 sessões.
Não, nada na área da odontologia é definitivo e sim permanente. O que significa que o tratamento exige acompanhamento, manutenção e cuidados. Segundo estudos e literaturas, o tempo médio de durabilidade é de 7 anos. O que pode variar muito é a qualidade do material do profissional, da alimentação e dos cuidados.
O desgaste do dente para Lente/Faceta pode variar de acordo com a indicação de cada paciente. Na literatura está comprovada a necessidade de um desgaste mínimo tanto para Lente de Contato quanto para Faceta Dental de Porcelana, que geralmente tem a espessura entre 0,3mm e 1,5mm.
Sempre haverá a necessidade de um mínimo desgaste para adaptação e cimentação da peça Protética. O que determina a quantidade do desgaste é o estado de saúde bucal do paciente juntamente com o plano de tratamento.
Existem fundamentos e estudos na literatura que evidenciam a necessidade de desgaste mínimo do dente para um encaixe perfeito sem degrau e que tenha adesão e linha de cimentação à zero, por isso se torna necessário o preparo afim de uma longevidade, segurança e saúde dental, evitando doenças como cárie e periodontite (doença que inflama a gengiva).
O que diferencia a nomenclatura Lente para Faceta é exatamente a espessura. A Lente é extremamente fina e recobre somente a vestibular do dente, “frente do dente”. Já a Faceta é mais espessa, envolvendo outras faces do dente, inclusive função e para o resultado final nenhuma. Porém, tecnicamente existem diferenças, e isso não é uma escolha do paciente nem do dentista, e sim o que determina é o estado de saúde bucal e o planejamento odontológico.
Para pessoas que sofrem de problemas gástricos, tais como refluxo ou gastrite, que ocasionam a perda de esmalte do dente causando desgastes excessivos e hipersensibilidade, abaixo outros tipos de indicação:
Veja um pouco do que realizamos com o nosso tratamento Pro ERO Lentes de Contato e Facetas.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Segunda a Sexta - 08h às 18h
DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE
“Este site segue os princípios do CRO e do código de conduta Web de odontologia e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião do dentista em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu dentista ou profissional de saúde. O objetivo do ato clinico, como em toda a prática odontologica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por dentistas da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”. Dr. Elcio Rosa de Oliveira / Diretor Técnico Responsavel – CRO-CD: 127794 / CRO-CLI: 024916