ENTRE EM CONTATO
Acompanhe-nos nas redes sociais
Segunda a Sexta - 08h às 18h
Para sermos bem simples e diretos na explicação do conceito de sorriso gengival, podemos dizer que é aquele sorriso que a gengiva aparece de forma mais evidente, mais marcante. O sorriso chama muito mais a atenção pelo excesso da gengiva do que propriamente pelo conjunto de tudo: boca, lábios, dentes e gengivas.
Tecnicamente falando, um sorriso esteticamente bonito é aquele que mantém uma proporção harmônica entre os dentes e a gengiva. Para não ser considerado sorriso gengival, a gengiva deve estar exposta a, no máximo, até 3 mm, quando a pessoa sorri.
Claro que o mais indicado para avaliar cada caso é o profissional capacitado, no caso o cirurgião-dentista. Mas nada impede também que você leve em consideração a sua própria avaliação. Assim, você e o profissional decidirão juntos sobre os melhores tratamentos para deixar o seu sorriso como você sempre quis.
Produzido pela bactéria Clostridium botulinum, o botox inibe a liberação de acetilcolina, substância responsável por promover a contração muscular.
Em qualquer região que ele for aplicado no rosto, o músculo envolvido sofre um relaxamento, o que acaba deixando as expressões faciais menos marcadas e, no caso, do sorriso gengival, o lábio não se contrai tanto a ponto de expor demasiadamente a gengiva.
Disfunções causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatório, como o bruxismo, também são corrigidas com o uso do botox, seguindo este mesmo mecanismo de atuação.
Ao ser aplicado em cada face do rosto, nos músculos correspondentes, a musculatura se relaxa e impede o ranger dos dentes.
Mas, assim como acontece em outras indicações da substância, o botox para sorriso gengival também não é definitivo. Ele pode durar até 6 meses, quando há o retorno da função neuromuscular.
A aplicação de botox nessa região pode ser um primeiro passo para você visualizar o resultado antes de se submeter a um procedimento definitivo, como a gengivoplastia e a gengivectomia, por exemplo, que são cirurgias para a correção permanente do sorriso gengival. Nestes casos, também é apenas o cirurgião-dentista que irá avaliar a real necessidade de uma intervenção cirúrgica.
É importante entender que esse procedimento é um paliativo, já que o efeito dura por volta de 6 meses. Ele é ideal para quem tem uma viagem ou um evento importante, e quer ficar com o sorriso mais harmônico. Há, ainda, os casos de pessoas que não querem passar por procedimentos cirúrgicos e preferem essa técnica, que é menos invasiva.A maior contraindicação, nesse caso, é sobre a alergia ao botox. Esse procedimento não é recomendado se a pessoa já teve alguma reação à substância. No mais, é necessário fazer uma avaliação profissional para saber se a técnica é indicada ou não.
Acompanhe-nos nas redes sociais
Segunda a Sexta - 08h às 18h